Franciele Bezerra
Se as borboletas fossem homens teriam uma vida espetacular, com uma borboleta líder para guiá-las e suas próprias casas para administrar,deixando de voar por ai sem onde se firmar. Sendo homens, as borboletas teriam a tecnologia para lhes auxiliar,deixariam de trabalhar tanto,pois teriam máquinas para confecção de casulos,para conseguir néctar e para voar .

Se as borboletas fossem homens sua infância seria muito diferente, as lagartas não teriam que passar todo o tempo comendo e brincando entre as plantas e poderiam se preparar para o mercado das grandes borboletas e ser uma pupa promissora.Quando chegasse o momento de evoluir, as lagartas não teriam de perder muito tempo em seus casulos,pois a infância e a juventude seria algo pouco interessante perante o belo mundo das borboletas.

As borboletas teriam a oportunidade de conhecer o mundo inteiro, e todas as espécies de plantas e borboletas através da tela de um televisor, e que maravilha seria isso para as borboletas, não cansariam suas asas e passariam dias e noites entre quatro paredes, uma poltrona e sua bela TV. Quando uma borboleta não gostasse das cores de suas asas teria a sua disposição um enorme leque de produtos para se colorir, e se ainda assim se sentisse insatisfeita,com uma cirurgia veterinária,poderia ter as asas que desejasse e assim se parecer com alguma das borboletas famosas do Discovery Channel.

E como seriam felizes as borboletas se fossem homens, poderiam provar de diversos pseudo-néctares aromatizados e assim sentir o sabor do néctar de qualquer flor existente e ainda cultivar em suas casas espécies de plantas modificadas em laboratório, trabalhadas geneticamente de tal forma que nenhum outro inseto delas pudesse se alimentar.

As borboletas seriam muito sortudas se fossem homens, iriam ter tudo que precisassem em um único ambiente, sentir o sabor do mundo sem grande esforço e finalmente abandonariam as funções simples e ordinárias de suas antecessoras, afinal, se preocupar com o restante dos animais seria trabalho da natureza e ela que se encarregasse de manter seu próprio equilíbrio, pois quem nascesse borboleta teria coisa melhor para fazer do que dedicar sua vida à polinização das plantas e voar pelos campos durante a primavera.

Trabalho de filosofia com base no texto "Se os tubarões fossem homens" de Bertold Brecht. =)