Franciele Bezerra

Quem é que nunca ouviu falar na lenda de Narciso?



A lenda possui várias versões e uma das mais conhecidas é a do rapaz que se apaixonou por sua imagem refletida em um lago e ali ficou se admirando até morrer... Bem, na verdade não venho nesta postagem falar sobre mitologia, mas opinar sobre o "Narcisismo Midiático". Os meios de comunicação acabaram criando um novo tipo de narcisismo, aquele em que a pessoa deixa de amar a si próprio para adorar e buscar se parecer à uma celebridade que se identifique.Cortes de cabelo, roupas, acessórios e expressões são os casos mais comuns que notamos, mas há também aqueles que recorrem à extremos como cirurgias plásticas para se parecer com o artista que idolatra.

A moda muda constantemente e dentro de um ano conseguimos identificar dezenas de modismos que as pessoas adotam durante um ínfimo período.Por mexer muito com o emocional das pessoas, as novelas e o cinema são grandes influências para a sociedade; se fala,veste e gosta do que os personagens da trama  apreciam , vemos pessoas com a mesma cor de cabelo do artista do momento, a mesma calça, o mesmo brinco, a mesma cor de esmalte, o mesmo,o mesmo ... O mesmo!

E é assim que a indústria cultural molda a grande massa, pessoas que se orientam pela mídia e alimentam seus cofres para a nova moda que será lançada no próximo mês.Narcisos que deixaram de admirar seu reflexo no lago, para enxergar alienadamente seu "eu ideal" na tela da TV.
1 Response
  1. Oi Franciele,

    Eu acho que o tipo de narcisismo midiático que você se referiu eu reparo mais nos cortes de cabelos dos jovens.

    É impressionante como a moda influencia as pessoas, que se deixam levar nessa onda comercial de momento, até que venha uma nova onda e todo mundo embarca nela de novo.

    Gostei muito que tenha chamado a atenção para este fato.

    E gostaria de agradecer pelo comentário no meu blog. Isso me fez vir aqui conhecer o seu, e eu gostei muito e estou seguindo.

    Um grande beijo e parabéns.